O Reino que Escolhemos Seguir

 Olá pessoal! Como vocês estão?

Hoje gostaria de compartilhar uma Palavra que foi o tema de um devocional meu dirigido pelo Espírito Santo. Ao ler provérbios 22, um versículo me chamou atenção, este versículo é o de número 8 que diz assim:


Quem semeia injustiça colhe desgraça, e seu reino de terror chegará ao fim.

Provérbios 22:8


Provérbios foi um livro escrito por Salomão quando já adulto, e nele vemos muitos conselhos que Salomão com sua sabedoria dada por Deus nos instrui. Uma coisa que é muitas vezes dita no livro também é a comparação dos tolos, perversos, injustos com os sensatos, bons e justos e o que é dado de recompensa a cada um destes.

Hoje não é novidade que vivemos dias maus e Jesus nos avisou que esses dias viriam em (Mateus 24) Jesus retratou tudo o que está acontecendo hoje em vida. Vemos nos jornais cada vez mais tragédias, pais contra filhos, filhos contra pais, rumores de guerra, fome e tantas outras coisas que Cristo nos alertou. Resumindo a iniquidade tem aumentado e o pior de tudo o amor de muitos tem se esfriado e por isso o ser humano está envolvido com tantas coisas ruins, pois onde não há amor, então há o contrário disso.

Muitas vezes acabamos o porquê de tudo isso, nos questionamos por que pessoas más saem impunes e por que pessoas boas e justas tem que sofrer. Mas a resposta para tudo isso não está no momento. Na maioria das vezes nós como humanos estamos propícios a submeter Deus no nosso plano temporal, mas não é bem assim. Deus criou o tempo, como poderia ELE se submeter a uma criação dELE? O nosso coração sempre vai ansiar para que Deus resolva as coisas na hora, mas ELE não faz isso, ELE é paciente e mais do que ninguém sabe a hora certa para as coisas porque ELE é Deus.

Uma coisa é certa, nós vivemos literalmente em um contexto de reinos, mas não aqueles reinos monarcas que um dia reinaram na Terra como Davi, Salomão ou qualquer outro rei de qualquer nação. Os reinos em que vivemos são somente percebidos espiritualmente. Como eu falei o livro de Provérbios fala sobre os tolos, perversos e injustos e Salomão sempre é claro dizendo que uma hora ou outra a casa deles vai cair, no versículo que citei é dito que seu reino de terror chegará ao fim. Isso prova que o mal nunca leva a nada além de destruição e desgraça, as pessoas que escolhem caminhas por este reino são cegadas por seus desejos, suas paixões, seus quereres e no final elas são tão dominadas que acabam gostando de praticar o mal, o reino das trevas já se define por seu nome, trevas, um lugar onde não há como enxergar nada, nem mesmo para onde se está indo, mas Jesus especificou o final deste caminho. No final quem pratica o mal, quem vive o mal e gosta disso e compactua com trevas cairá em um abismo.

Porém nós jamais devemos ficar felizes com isso e sim nos entristecermos, devemos clamar em desespero a Deus pela vida dessas pessoas que escolheram este caminho. Você pode estar se perguntando então, mas para que eu vou orar para que uma pessoa que só pratica o que é mau, que só machuca e humilha as pessoas? 

Primeiro: Devemos dar ouvidos e seguir aquilo que Jesus falou e instruiu:


Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue.

Mateus 5:44


Segundo: Nós também não somos bons e você pode pensar agora, mas também não sou comparado a uma pessoa que vive praticando coisas ruins. Porém nós eramos pecadores e continuamos sendo, nós também machucamos pessoas, nós também erramos diariamente, nós também não eramos dignos de misericórdia alguma. Nós não somos bons, nossa natureza, nossa carne é pecaminosa. Nossos pecados e erros custaram sangue inocente tanto quanto a das pessoas que denominamos más e justamente este sangue prova que nunca fomos capazes de sermos perfeitamente inocentes, livres de erros, porque se não nós não estariamos carecidos desse sangue e não estariamos nem mais aqui por sermos perfeitos. Esse sangue prova que nossa natureza é igual e realmente todos somos carnes, a diferença verdadeira começa quando aceitamos esse sangue para purificar nossas vidas, mas isso não nos faz melhores que ninguém, todavia nos torna livres, livres para enxergar, livres para ver no que estamos errando e abandonar isso, NÓS NÃO SOMOS MAIS ESCRAVOS! As trevas não nos cegam mais e nós podemos buscar ser sensatos, ser justos, sermos sábios e procurar agir com bondade que é um dos frutos do Espírito que habita em nós por termos aceitado o sangue de Jesus Cristo nas nossas vidas e agora Ele pode nos purificar.

Já foi falado do final dos impíos, mas e do sensato, do justo, do sábio, das pessoas que buscam pela bondade? Esses serão honrados, vão ver a justiça se cumprir na vida deles e o Sol brilhará para essas pessoas. Pessoas que decidiram seguir a Luz e não é qualquer luz e sim a Luz do mundo. Essa Luz nos faz enxergar o caminho que estamos trilhando e permite ver até a porta que estamos chegando, uma porta que quando aberta leva a um lugar onde não existe choro, tristeza ou qualquer coisa má ou ruim. Quando estivermos ali sim estaremos livres de todo o mal, mas ainda colheremos coisas nessa Terra, porque se a casa dos perversos caem, então a daqueles que buscam o que é verdadeiramente bom será edificada e fortalecida, porque mais do que tudo estamos firmados na rocha viva que é Jesus.

Portanto não desista de trilhar o caminho da bondade, de trilhar o caminho da verdadeira Luz, muitas vezes pode parecer que as pessoas que estão tirando vantagem com o mal estão se dando bem, mas agora você está ciente do que isso vai levar na eternidade e na Terra também, pois a colheita será na mesma medida da plantação. Mas ainda sim ore para que os essas pessoas que praticam o mal venham se arrepender, por mais que o que tenham feito pareça ser horrível, todos merecem uma chance de conhecer a Cristo, se arrependerem e enxergarem.

Pois se fosse ao contrário Paulo jamais seria um dos maiores exemplos do evangelho. Os mantos de Estêvão a primeira pessoa que morreu pela fé cristã (Atos 7) , foram colocados diante de Saulo que não era ninguém menos que Paulo antes de sua transformação. Saulo prendia cristãos, inclusive antes de Jesus falar com ele Paulo estava ansiando pela morte dos cristãos e pediu cartas para Damasco para as sinagogas a fim de prender todos os cristãos que encontrasse no caminho e foi ali que Jesus falou com ele (Atos 9). E o contato dele com Jesus transformou a vida dele e Deus o usou como um instrumento para que mais vidas se achegassem a Jesus e fossem transformadas e para que hoje pudessemos ter a oportunidade de conhecermos a Jesus também e por acaso Ele não transformou nossas vida também? Deus mandou que um servo chamado Ananias tocasse em Saulo por ele estar cego e não comia e nem bebia por três dias e Ananias questionou: 


Ananias, porém, respondeu: “Senhor, ouvi muita gente falar das coisas horríveis que esse homem vem fazendo ao teu povo santo em Jerusalém. 

E ele tem autorização dos principais sacerdotes para prender todos que invocam o teu nome!”.

O Senhor, no entanto, disse: “Vá, pois Saulo é o instrumento que escolhi para levar minha mensagem aos gentios e aos reis, bem como ao povo de Israel. 

E eu mostrarei a ele quanto deve sofrer por meu nome”.

Atos 9:13-16


Feito e dito, Deus transformou Saulo em Paulo, um grande proclamador do evangelho, um homem guiado pelo Espírito Santo que escreveu várias cartas instruindo a igreja, a noiva de Cristo e no final morreu por Cristo, morreu fazendo a vontade do Pai. O histórico dele inicial só apontava as coisas ruins que ele fez, mas isso não impediu Jesus de se apresentar a ele, hoje não é diferente, e é por isso que devemos pregar o evangelho a toda criatura, sem exceções, porque de qualquer forma isso também é só um resultado do reino que escolhemos seguir.







Comentários

Postagens mais visitadas