A Dependência de Davi

Olá a todos, como vocês estão?

Galera, já faz um tempo de que estou lendo Salmos e este é um livro da bíblia em que há inúmeras lições que podem nos fazer refletir sobre situações que já passamos, podem nos ajudar em alguma situação que estamos passando e podem vir a nos auxiliar em coisas futuras. Na verdade toda bíblia nos ajuda a como reagir e como passar por várias circunstâncias da nossa vida, mas para mim Salmos é um livro bem específico, pois ele retrata muito algo chamado sentimento humano, tudo isso em 150 capítulos, sendo alguns deles pequenos, outros longos, mas a maioria é pequena.

Uma pessoa que escreveu uma boa parte deste livro foi Davi, não é somente ele o autor de Salmos, temos também salmos de Asafe, Salomão e entre outras pessoas e famílias, mas eu foco aqui em Davi porque quando eu leio os Salmos dele eu vejo algo absolutamente humano, os Salmos dele retratam as fraquezas dele, os momentos de desespero dele, mas o mais importante, os Salmos dele retratam uma alma totalmente sedenta do SENHOR, nós sabemos que Davi era alguém conforme o coração do SENHOR: 

"Mas Deus removeu Saul e colocou em seu lugar Davi, a respeito de quem Deus disse: ‘Davi, filho de Jessé, é um homem segundo o meu coração; fará tudo que for da minha vontade’.

Atos 13:22"

Mas, sabemos que além de tudo Davi era uma pessoa como nós, ele chorava, se alegrava, sentia raiva, sentia desejos e cometia erros, mas Davi se arrependia, pois uma das coisas que Davi não suportava era ficar longe da presença do SENHOR, Davi reconhecia que Deus era o escudo dele, que Deus era o socorro dele e que Deus era a vida dele e isso não só na hora que dava tudo errado, o que é um erro para qualquer um, pois o SENHOR não pode ser o nosso SENHOR somente quando as coisas estiverem feias, ABSOLUTAMENTE NÃO, se queremos ter Deus em nossas vidas, nos guiando e nos ajudando, devemos estar o tempo inteiro com ELE pedindo estratégia, Davi era alguém que pedia a Deus estratégia e é por isso que ele tinha VITÓRIAS, não dá para vencer nada sem Deus, pois sem ELE estamos por conta própria e a mão humana é falha, a de Deus é perfeita, então afinal, para que a chance de arriscar e ir na nossa humana, pequena e limitada inteligência, que nos leva a possibilidade de falhar, sendo que podemos simplesmente ouvir o que o Altíssimo tem a dizer.

Um exemplo de batalha em que Davi pediu a instrução do SENHOR e venceu está em: 1 Crônicas 14:8-17. Foi quando Davi derrotou os Filisteus e nesta batalha Deus não deu somente uma estratégia para ele, mas sim duas, leia e veja o como o SENHOR deu a vitória a Davi. Afinal, Davi pediu estratégia e Deus respondeu:

"Então Davi perguntou a Deus: “Devo sair e lutar contra os filisteus? Tu os entregarás em minhas mãos?”.

O Senhor respondeu a Davi: “Sim, vá, pois eu certamente os entregarei em suas mãos”. 

 1 Crônicas 14:10

O que Davi tinha com o SENHOR era algo chamado dependência, ele sabia que precisava de Deus para tudo, ele enxergava que em certas ocasiões a mão humana não valia de nada e é algo que nós como cristãos necessitamos ter, precisamos depender de Jesus e da presença do SENHOR em todo o tempo, pois somente assim ELE poderá nos levar a novos níveis e somente assim vamos dar lugar para ELE nos fazer enxergar aquilo que está errado em nossa vida e só assim poderemos chegar ao arrependimento. Davi não era um homem perfeito, mas o coração dele era segundo o do SENHOR porque ele se arrependia das falhas dele e ele nunca ligou para o que o povo falava, porque em todas as horas para ele a presença de Deus era a coisa mais importante da vida dele. O Salmo 51 é o pedido de perdão de Davi pelo adultério com Bate-Seba, ali ele se humilha na presença de Deus e um dos versículos que mais me impactam nessa oração que ele faz é este:

"Não me expulses de tua presença

e não retires de mim teu Santo Espírito.

E que este versículo seja o que venhamos pedir a Deus toda hora, nas horas de arrependimento, nas horas de tristezas e de alegria também e que assim como Davi possamos depender mais da presença de Deus e nos deitarmos nos braços dELE e que nunca venhamos sair desses braços de amor. Que Deus venha ser sempre nosso socorro, nossa força, nosso ar e principalmente a nossa vida.

Obs: Lembrem-se sempre que confiar as situações a Deus e pedir socorro e estratégia nas horas difíceis é muito fácil, agora entregar nossa vida a ELE por inteiro é o difícil. Mas o caminho estreito é o que menos nos custará lá no final.

Eu, porém, cantarei sobre o teu poder;

cada manhã, cantarei com alegria sobre o teu amor.

Pois tu tens sido minha fortaleza,

lugar seguro em minha aflição.

 Ó minha Força, a ti canto louvores,

pois tu, ó Deus, és minha fortaleza,

o Deus que mostra amor por mim.

Salmos 59:16-17


Comentários

Postagens mais visitadas